sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta-feira 13 - Parte 2

Como hoje é sexta-feira 13 resolvi rever um dos clássicos do cinema de terror: Sexta-feira 13 parte 2. Bom,  pra quem não sabe, é esse o primeiro filme em que o grande assassino das telas Jason Voorhees aparece de fato (ver post sobre Sexta-feira 13).


O filme começa dois meses depois dos eventos do primeiro filme com a mocinha sobrevivente (Alice) tendo alguns pesadelos com o que viveu no Acampamento Cristal Lake - as cenas também nos ajudam a lembrar dos acontecimentos, o que será importante para entender um pouco mais a trama. Uma noite, ela é misteriosamente assassinada. Seu corpo desaparece e ninguém sabe ao certo o que aconteceu a ela.
O tempo passa (5 anos para ser exata). O acampamento está interditado e a presença de Jason se transforma em uma espécie de lenda - é importante lembrar que Alice, quando é resgatada pelos policiais (no primeiro filme, relembrado no início do segundo) pergunta sobre o menino no lago (lembram da cena? Tem uma foto dela no post do primeiro filme). Ao ouvir que os policiais não encontraram nenhum menino, ela comenta que então ele ainda deve estar lá.
Algumas pessoas da região diziam ter visto Jason na floresta, o que serviu para aumentar as especulações sobre ele realmente estar vivo.


Bom, isso não amedronta Paul, que decide abrir um acampamento do lado de Cristal Lake. Ele chama uma série de jovens para um treinamento de monitores. O velho Ralph (que também aparece no primeiro filme) tenta avisar os jovens sobre os perigos do lugar, mas todos o ignoram.
E ai já se imagina o que vem pela frente. Um massacre!

Não vou contar a história do filme em detalhes, mas gostaria de dizer que acho esse melhor que o primeiro, sobretudo pelo clima de pânico que é criado. Acontecem mais mortes (mais ainda continuo gostando mais da morte de Jack no primeiro filme).


Também gosto mais desse por ser Jason o assassino. Um garoto deformado (que usa um saco na cabeça - isso mesmo, um saco! Sei que muitos conhecem Jason com a máscara de Hóquei na cabeça, mas não... ele ainda não a usa), doente, que viu a mãe morrer decapitada e resolveu se vingar de todos que invadem sua área. Além disso, a sequência da perseguição final é bem melhor que a do filme anterior - incluindo a ótima tentativa da mocinha (que estudava psicologia) de se passar pela mãe de Jason.
Ah, também gostaria comentar que esse é o único filme de terror que eu vi até hoje em que há um personagem cadeirante (será que tem outro? Se alguém souber me fala). Muitas vezes vemos cadeirantes como "coitados", mas Jason não estava nem ai! Sua morte é bem bacana! (Ou seja, inclusão! Nada de salvar o carinha só porque ele é cadeirante).


Outro comentário (bobo, mas que tem sentido): se transar, morre! Quem transa nos filmes, não sobrevive!!! hehehehe (Será que tem alguma relação com o fato de que dois monitores que deveriam estar cuidando dele estavam transando enquanto ele se afogou no lago?)
Alguns devem estar pensando... se ele se afogou no lago, como ele está vivo matando pessoas? Bom, talvez ele não tenha se afogado, tenha conseguido se salvar mas tenha ficado assustado demais. Sua mãe, pensando que ele morreu matou várias pessoas até que ele a viu morrer. E ai pronto, um maluco assassino é criado. Também podemos pensar na ideia de que ele morreu sim, e esse Jason é um monstro (assim como Freddy Krugger). Bom, eu sei a resposta... mas coloquei a pergunta pensando no que aparece apenas nos dois primeiros filmes!


Vale a pena assistir ou rever - se você, como eu, o viu há muuuuuito tempo.

Os produtores resolveram fazer a sequência graças ao sucesso do primeiro filme. Não existia a ideia de Jason ser o vilão, mas como todos vimos a mãe (a vilã original) morrer decapitada por Alice, era necessário se inventar algo diferente. E foi incrível! Eles criaram Jason, um dos maiores vilões dos cinemas de todos os tempos! Tem muita gente que nunca viu os filmes mas já ouviu falar em Jason! Que conhece a máscara do assassino.

Um comentário:

Diego disse...

Tem um cadeirante no Massacre da Serra Elétrica.