sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

11.11.11

Já faz um tempo que vi o filme 11.11.11 (queria ter visto na tal data, mas forças do destino - ou melhor, do trabalho - não me permitiram). Demorei pra escrever sobre o filme principalmente por não saber direito o que senti sobre ele.
Fui ao cinema sozinha (pra variar... como sempre faço quando quero ver algum lançamento de terror) numa segunda-feira a tarde pra conferir o filme de Darren Lynn Bousman (que assina o roteiro e a direção). Claro que me irritei com os adolescentes no cinema - confesso que muitas vezes meu instinto "Jason" aflora e tenho vontade de estourar os miolos de todos que insistem em ver filmes conversando e fazendo barulho. Mas passa... hehehe


O filme foi lançado no 11.11.11 pra aproveitar todo o merchan da data que há tempos é cercada de muito misticismo. Muita gente maluca falava do 11.11.11 como sendo um dia que várias coisas bizarras aconteceriam (bom, eu estava na sala de aula com meus alunos às 11:11:11hs e nada demais aconteceu nadaquele dia!). Vários sites falavam da data... alguns até bem engraçados (olha a cética!). O fato é que 11 de novembro de 2011 passou, nada aconteceu e todos eles ficaram feito bobos esperando.

O filme se aproveitou desse clima místico em cima da data e dos números para causar medinho no público! Se conseguiu são outros quinhentos... mas tentar eles tentaram.

A história é a seguinte. Depois da morte trágica de sua esposa e filho (em um incêndio), o escritor Joseph viaja até a Espanha (Barcelona pra ser mais exata) para rever sua família que há tempos não via. Eles não tinham uma boa relação (já que Joseph não acreditava em Deus e seu pai e seu irmão não só eram muito crentes como tinham uma comunidade cristã), mas o pai estava muito doente... o filho queria vê-lo antes que morresse.
O 11.11.11 sempre marca a vida desse rapaz (foi a hora da morte do filho), várias vezes quando ele olha no relógio é 11:11... Ele sofreu um acidente 11:11...
Apesar de seu ceticismo, ele percebe que isso não era só coincidência mas algo muito mais sombrio.


Bom, o filme não é exatamente ruim... mas fizeram tanto alarde... se dourou tanto a pírula que a verdade não correspondeu à realidade. Além disso o diretor tinha assinado alguns dos "jogos mortais" e isso também gerou certa expectativa no público fã do gênero. É um filme bem comum, meio água com açúcar que certamente foi prejudicado pelo circo que foi criado em cima dele!

Diria que é um filme medíocre. Atuações medianas, efeitos especiais medianos, roteiro mediano... Ah, também vale lembrar que os demônios mais pareciam o Lord Sith do que qualquer outra coisa!!! (Não achei imagens deles na internet, mas tenho certeza de que quem viu esse filme e também Star Wars entendeu o que eu quiz dizer). Esse fato, confesso, me fez rir no cinema (#sorry).


É mais um filme que fala de demônios, que portanto traz questões relacionadas à fé e à religião... sobretudo em seu final (que preferi não comentar por aqui).

Vale a pena assistir?
Até vale. Mas vá sem expectativas! Certamente aproveitará muito mais.
Agora se você for mais exigente... não perca seu tempo com a produção!

Um comentário:

Manu disse...

fui assistir esse filme por acaso, sem expectativa nenhuma no dia 12 no cinema.
Saí lamentando ter perdido tempo e dinheiro. Não gostei do final :P
Concordo com a parte do Lord Sith hahahaha