sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Chave Mestra

Ontem revi "A Chave Mestra". Estava de bobeira em casa e, o filme estava pra começar na TV. Resolvi rever.





Titulo original: The Skeleton Key
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Iain Softle





Caroline Ellis (Kate Hudson) é uma jovem enfermeira que acompanha doentes terminais. Ela quer juntar dinheiro para estudar e se tornar uma enfermeira de verdade. Ela é contratada para acompanhar um senhor inválido, que teria sofrido um derrame, Ben Devereaux (John Hurt), que mora com sua esposa Violet (Gena Rowlands) em uma casa isolada na cidade de Nova Orleans, sul dos Estados Unidos. Caroline é uma pessoa muito preocupada em ajudar o próximo, sobretudo pessoas mais velhas, já que perdeu seu pai (de quem não era muito próxima - e sente-se culpada por isso). Vê em Ben uma possibilidade de se redimir.
Acontece que a tal casa fica em uma região repleta de crendices populares, sobretudo por causa dos negros, que trouxeram sua cultura e lá, misturando religiões africanas com européias, criaram algo como a nossa umbanda (mas é diferente!). Uma espécie de magia negra, vudu... essas coisas.

O local, portanto, é famoso pela quantidade de cerimônias místicas lá realizadas, mas Caroline acha essas crendices uma besteira e se mantém cética.
Ben por causa do suposto derrame está paralisado e mudo mas, seus olhos parecem querer dizer algo à Caroline.
Violet, a esposa de Ben, entrega uma chave mestra que abre todas as portas mas, em suas andanças, a moça encontra uma porta escondida. Caroline encontra atrás dessa porta, um cômodo com várias antiguidades, espelhos e ainda coisas estranhas aparentemente ligadas à prática de algum tipo de magia: a tal magia negra ou vudu muito comum na região.
Só que, aos poucos, ela percebe que Ben acredita naquilo tudo e pensa que pode ser por isso que está assim. Decide procurar saber mais sobre essa religião para poder ajudar Ben. Ai é que começa seu tormento, já que descobre que Violet é quem está por trás disso.



Bom, pra começar, o título original "Skeleton Key" é uma chave que você pode encontrar durante jogos de RPG que abre todas as portas do jogo.  Fiquei curiosa (se alguém souber, me diga!) pra saber se esta expressão, em inglês, significa "chave mestra"... bom, acho que não.... (só pra quem joga RPG! hehehe).

Como vocês podem ver na sinopse, o filme não tem nada a ver com RPG e, a tal chave que a mocinha ganha no começo, nem é tão importante assim - só se pensarmos que foi a chave que abriu as portas para ela conhecer a tal magia (afinal, como eles dizem no filme, é preciso crer para ver!).

O frato é que, pra mim, este é um filme fraco. Não é ruim de tudo - principalmente porque gosto desse tipo de história que envolve crendices populares. Além disso, o final é muito legal! Nada previsível! (Eu me lembro que quando vi o filme pela primeira vez fiquei encantada pelo final.) Claro que vendo novamente, podemos perceber alguns indícios já no começo... Mas ainda assim, o que acontece foge um pouco dos clichês.

Não é um filme repleto de sustos ou de cenas nogentas. Se recomendo? Bom, é difícil dizer. Não é um super filme... mas vale a pena sim. É só não esperar um super filme e nem super atuacões. Se estiver de bobeira, como eu ontem a noite, vejam sim!

Um comentário:

Duda Santos disse...

Esse filme é ótimo, quero revê-lo em breve. A história é muito boa!