sábado, 23 de junho de 2012

A noite dos mortos vivos

Esses dias eu resolvi rever o clássico, original e eterno "A noite dos mortos vivos" do mestre George Romero.
O filme de 1968, preto e branco, foi recentemente colorizado... Meu pai do céu. Não sei se foi só eu, mas achei uma coisa medonha!!! Prefiro mil vezes o original preto e branco! Ou seja, fica a dica: tem pra comprar baratinho por ai um DVD com o filme... Uma edição restaurada e colorizada. Até vejam a colorizada pra rir... mas veja a versão original!!!)


Para quem não conhece esse clássico do cinema, a história é a seguinte:
Um casal de irmãos andou uns 300Km para colocar flores no túmulo do pai...  Quando estão no cemitério, o irmão começa a brincar com os medos de infância da irmã, só que o que era piada vira pânico quando um homem os ataca, deixa o rapaz desacordado e começa a perseguir a moça que entra em pânico e corre desesperada até achar uma casa aparentemente abandonada para se esconder. Lá ela encontra outras pessoas que também estão se escondendo dessa estranha epidemia que transforma pessoas mortas em seres bizarros que tem fome de carne humana
O grupo consegue ouvir no rádio que há alguma coisa estranha já que várias pessoas estão sendo assassinadas por essas pessoas que parecem estar em um tipo de transe. Aos poucos descobrem que os assassinos são na verdade pessoas mortas que voltaram a vida graças a uma radiação que veio da queda de um satélite vindo de Vênus... mas a ideia não é confirmada. Penso que na época, o filme deve ter gerado algumas paranóias!!!


Romero criou a ideia que temos hoje em dia de zumbis - que voltaram à moda depois da série americana "The walking dead" e filmes como "Zumbilândia", "Rec"...
O que é curioso, é que em nenhum momento do filme eles usam a palavra "zumbi". Não me lembrava disso, mas dessa última vez que vi isso me chamou a atenção.


Além da questão dos mortos-vivos, o filme também discute questões sociais. O grupo de sobreviventes é formado por 3 mulheres, 3 homens e uma criança. O conflito entre eles é ótimo. Dois homens disputam a liderança do grupo. O herói é negro e muito mais inteligente e racional que os outros. Ele se torna o lider... Hoje, o fato dele ser negro não é exatamente algo especial, mas lembre-se que o filme é de 1968. Colocar um negro na liderança... sendo aquele que sabe o que fazer, que é o mais esperto e o único que tem condições reais de sobreviver àquilo tudo foi uma atitude muito ousada de Romero... (Ah, 1968 é o ano do assassinato de Martin Luther King e de diversas manifestações violentas em Washington sobre a situação dos negros). Mas ele que não é bobo nem nada, escolheu de propósito e fez mais... colocou um final um tanto crítico, já que a esperança do negro durou bem pouco.

Só pra constar, Romero fez alguns outros filmes sobre zumbis... e todos os outros filmes de zumbis que surgiram depois desse, são cópias de Romero!!! Ele inovou o gênero não só pelo tema, mas também pelo visual.
Só pra constar, em 1968 também foram lançados "2001, uma odisséia no espaço", "O planeta dos macacos", "O bebê de Rosemary" e "Yellow submarine" (The Beatles).

2 comentários:

Guilhermek disse...

Oba estava aguardando uma nova postagem hehe, A mulher de preto é um filme que estou curioso para ver, agora jogos suicidas e o pacto(suicide club) nunca ouvi falar e estou com vontade de ver, gosto de todos os gêneros de terror não sou focado em apenas um apenas não gosto de vampiros, vou acabar assistindo estes filmes, por causa de uma postagem sua assisti A pele que habito e gostei muito , e assisti a serbian movie tbm e como nao sou uma pessoa que se emocione muito irei ver os filmes citados vlw pelo post!
ps: nao sei se fui bem claro com o comentario haha curso engenharia e sempre levo broncas por ser ruim com textos!!!

Taciana disse...

Veja sim os filmes e depois me conta o que achou!