sexta-feira, 22 de junho de 2012

Jogos Suicidas

Já faz um tempo que não escrevo aqui no Blog... tive alguns problemas de falta de tempo e também falta de internet... nesse meio tempo vi vários filmes e preciso colocar os posts em dia. Vou começar por "Jogos Suicidas".
Vi esse filme por acaso... Nunca tinha ouvido falar dele e, talvez por isso, começo já adiantando que foi uma boa surpresa.


"Jogos Suicídas"(Die, no original) é uma produção canadense e italiana dirigida por Dominic James com roteiro de Domenico Salvaggio e Nick Mead. Procurei na internet e não achei nada significativo dessa turma ai... ou seja, totalmente tiro no escuro... Por falar em tiro no escuro, é um pouco por ai o filme!

Na capa do filme está escrito "ABRA SUA CAIXA, JOGUE O DADO, DEIXE O DESTINO DECIDIR".

O título original, "Die"nos faz pensar em morte, numa tradução literal do inglês... Mas o que percebemos só depois de ver o filme (ou, pelo menos prestando atenção na capa) é que é, na verdade, um jogo de palavras... É que além de significar MORTE, "die" também é usado para DADO... o cubinho usado em jogos! Pois é... e é ai que mora a ideia do filme.



Um homem de meia idade está em frente a uma mesa. Aparentemente acabou de jantar. Pede a seu filho que jogue o dado...  Ele joga... O homem pede para o garoto se retirar. Ele, então, coloca balas na arma, gira o tambor e atira... O garoto, que tinha ficado espiando (apesar das ordens do pai) vê tudo. Seu pai estava morto.




Depois dessa abertura um tanto triste (na minha opinião), nós vamos conhecer seis personagens. Eles acordam misteriosamente em celas de vidro sem saber como chegaram lá (ok, fórmula manjada, vista anteriormente em diversos filmes do gênero, como as famosas séries "Cubo" e "Jogos Mortais"). Todas, muito nervosas, tentam entender o que está acontecendo, o porque estão ali, que motivos algum bandido teria para sequestrá-las. Eis que surge um homem misterioso que as obriga a participar de uma terrível experiência... e ai, fica bem claro quais são suas intenções e porque eles estão ali.

Cada participante tem gravado uma marca em seu braço, bolinhas, como as dos dados. Cada um tem um número (de um a seis) e essa marcação, que determinará a ordem de sua participação nos jogos, foi previamente escolhida pelo sequestrador através de um sorteio com dados, claro!

Os dados, famosos dados.

Descobrimos que o que essas pessoas tem em comum é o fato de todas serem suicidas. Despresavam a vida e tinham atitudes auto-destrutivas.
Todos haviam tentado se matar de alguma maneira. Alguns, de forma mais rápida, outros, de modo lento... Só que agora, essas ações afetariam outras pessoas.

Elas precisam participar de um jogo de dados e, o resultado... bom, é de deixar o espectador nervoso, já que dependendo do número sorteado alguém poderá morrer ou não. A vida de um é colocada nas mãos do outro. A sorte decidirá... ou melhor, o dado.



Enfim, o filme segue bastante o esquema de "Jogos Mortais". O vilão não é exatamente um vilão, mas alguém que tenta fazer com que suas cobaias alcancem a redenção, mudem de vida... Não há nenhuma genialidade no roteiro...  O ritmo é mais lento e a produção não é grandiosa (já disse que é um filme canadense e italiano). Não é nenhuma preciosidade mas me agradou muito. Confesso até que gostei mais dessa ideia do que a de "Jogos Mortais", acho que faz mais sentido. Além disso me fez pensar bastante sobre a vida, e o quanto minhas ações podem interferir na vida dos outros.

Eu indico pra vocês!
Mas que fique claro que é mais psicológico que gore... se quer ver gore mais ou menos no mesmo estilo, veja "Jogos Mortais".

2 comentários:

Guilherme disse...

Acabei de assistir ao filme, bom gostei sim gostei, nada que nos surpreenda como você mesmo comentou pois segue o padrão de outros filmes, mas foi uma boa ideia, pois neste filme fica totalmente na sorte e não como em jogos mortais que em determinadas situações seria impossível, só não gostei muito do "vilão" sei la hehe pouco carismático
mas gostei do filme obrigado pela indicação agora pretendo assistir o Jogos suicidas apos assistir faço um comentário obrigado e continue com o blog.

Taciana disse...

Obrigada pela visita!!! Estou curiosa pra saber o que vc vai achar de "Suicide Club"!