terça-feira, 19 de julho de 2011

O Exorcista - o início

Esses dias eu vi na tv o filme "O Exorcista, o início"... apesar de ser muito fã do filme original, de 1973 nunca tinha visto esse que se propõe a explicar como padre Merrin encontra o demônio pela primeira vez.

Este filme de 2004 dirigido por Renny Harlin (de "A hora do pesadelo 4: o mestre dos sonhos" e "O pacto", entre outros) e com roteiro de William Wisher Jr e Caleb Carr (baseado nos personagens criados por William Peter Blatty - que escreveu o romance e o roteiro de "O Exorcista") não é um filme do tamanho ou da importância do primeiro, mas ainda assim tem alguns elementos que fazem dele digno de ser visto por aqueles que gostam de filmes de terror.
Como se trata de um prólogo de um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, seria realmente muito difícil agradar a todos. Mas repito, vale a pena sim!

Em "O Exorcista" vemos o embate de Marrin já idoso, junto com o jovem padre Karras, contra o demônio Pazuzo que tinha se apossado do corpo da menina Regan. O demônio já conhecia Merrin e pede que o chamem... mas, ficava a dúvida de onde, quando e como eles se conheceram.


O filme "O início" tenta responder essa questão. Somos levados à 1949. Merrin tinha deixado a batina, era agora somente um arqueólogo (como ele mesmo diz em determinado momento, ele estava mais interessado nas provas físicas e materiais do que na fé). Vivia no Cairo, Egito e era assombrado por pesadelos do que viveu na segunda guerra. Foi obrigado, por nazistas, a escolher dez pessoas para morrerem... se ele não fizesse isso, todos morreriam. Isso abalou demais aquele homem e fez com que perdesse sua fé. O soldado disse a ele, naquele momento "Deus não está aqui hoje, padre!" (frase que será repetida pelo demônio).
Merrin é convidado por um colecionador de antiguidades para participar de uma expedição no Quênia, numa remota região próxima à tribo Turkana. A região ainda era uma colônia sob o domínio militar inglês. Seu objetivo seria resgatar um artefato que poderia estar enterrado em uma misteriosa igreja descoberta em um sítio arqueológico.
Pois é, super misteriosa mesmo! Essa igreja estava totalmente enterrada... e eles queriam descobrir o motivo disso tudo (já que era bastante difícil encontrar igrejas desse tipo em regiões tão distantes de Roma).
Merrin é recepcionado pelo jovem padre Francis, que tinha sido enviado pelo Vaticano para estudar e investigar a tal igreja e, por Chuma, um nativo que serviria como intérprete.
Lá na aldeia ele conhece uma série de personagens que vão participar dos acontecimentos: por exemplo, o arrogante Jeffries, inglês líder das escavações; um nativo (que eu não lembro o nome, sorry!) que tem dois filhos pequenos, e que oferece sua casa como hospedagem e, claro, a médica Sarah - que está lá em missão humanitária (e que tinha passado por um campo de concentração)
O clima é bastante turbulento, já que os nativos não gostam da ideia de escavar aquele lugar. Eles dizem que é maldito e que as pessoas estão morrendo por que os ingleses estão mexendo onde não deviam. Há também o fato de que os nativos não estão contentes com a falta de liberdade imposta pelo domínio inglês: ou seja, o lugar é uma espécie de barril de pólvora!
Quando Merrin consegue entrar na igreja enterrada, descobre sinais de profanação. A cruz, por exemplo, tinha sido quebrada e colocada de cabeça para baixo (além de estranhas ilustrações em suas paredes). Também descobre uma misteriosa galeria subterrânea, onde encontra um local utilizado para sacrifícios humanos (é a primeira vez que vemos a escultura do demônio que aparece no filme "O exorcista"). Busca mais informações sobre o lugar e pergunta sobre o antigo arqueólogo que coordenava as escavações e descobre que ele tinha enlouquecido depois que entrou lá. Ele estava internado em um sanatório em Nairobi, dirigido pelo Padre Gionetti. O padre conta a Merrin o que realmente está acontecendo lá, e vem com um papo de que quando Lúcifer, que era um anjo, caiu... foi lá! Entrega para Merrin um livro de exorcismo e diz que ele vai precisar... Merrin diz que não é mais padre, mas Gionetti diz que ele precisa ser. A partir dai a coisa começa a esquentar!


O tal arqueólogo que enlouqueceu, se mata (e diz que está se libertando). Um dos meninos (filho do nativo que esqueci o nome) é atacado (e destroçado) por um bando de hienas (e o outro não! o que faz com que os nativos pensem que ele está tomado pelo demônio). O filho do líder Turkana nasce todo coberto de vermes e desfigurado (e morto). Também temos várias outras cenas fortes, incluindo um corpo pendurado na igreja, em decomposição, sendo devorado por corvos... e, claro, o embate entre Merrin e o "coisa ruim"! Ele precisa encontrar dentro de si a fé que tinha perdido para poder lidar com tudo aquilo... precisa voltar a ser o "padre" Merrin.
E, realmente, num momento de desespero, busca Deus e o encontra!


Bom, acho que o filme é um tanto politicamente correto - como a maioria dos filmes que trazem o demônio como vilão da história! É uma forma de dizer que Deus é a salvação e que mesmo que pequemos (percamos nossa fé, caiamos em tentação) ainda poderemos ser salvos se nos arrependermos de nossos pecados e acreditarmos em Deus! (As vezes penso que esses filmes deveriam ser exibidos em igrejas, pois são grandes exemplos de publicidade pró Deus!)

Gostaria de enfatizar uma ousadia desse filme: a morte do molequinho pelas hienas!!! Uau! Primeiro porque a cena é muito boa, segundo porque é uma criança! Geralmente as crianças não aparecem sendo mortas nos filmes de terror... e nesse, elas aparecem! - Falei no plural porque também tem uma menininha que é assassinada friamente por um soldado nazista na frente de Merrin na segunda guerra (cena que ele sempre revê em seus pesadelos).


Agora, fala sério... a maquiagem acima é muito ruim!!! Eles quiseram imitar o rosto desfigurado da pequena Regan, mas acho que ficou péssimo!!!

Enfim, vale a pena a pipoca! Não é nenhuma maravilha sensacional... mas vale a pena!

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se este filme e baseado em fatos reais ou nao, se existe a tal da igreja enterrada, pois pesquisei e nada encontrei, alguem pode me ajudar?

mande em meu email a resposta ou documento se tiver rafabonn@gmail.com

Taciana disse...

Até onde sei, é ficção.