segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ATIVIDADE PARANORMAL

Título Original: Paranormal Activity
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Oren Peli
Atores: Katie Featherston , Micah Sloat , Mark Fredrichs , Ashley Palmer , Amber Armstrong
Duração: 86 min

Quando vi o trailer de Atividade Paranormal fiquei super curiosa para ver o filme. Pra mim foi uma ótima jogada de marketing colocar imagens das reações das pessoas vendo o filme. Me convenceu. Procurei não ler nada a respeito do filme para não criar maiores expectativas e nem quebrá-las logo de cara.
Eu já sabia que era um filme feito com câmera na mão que tinha mais ou menos a mesma idéia de “A Bruxa de Blair”- de fazer de conta que aquelas imagens são reais. Fico me perguntando se isso ainda cola atualmente... Será que alguém realmente acreditou que eram imagens reais? Quando surgiu “A Bruxa de Blair” eu morava no interior, não tinha internet em casa, não tinha e-mail... Tinha ouvido falar do filme e, de alguma forma, achava que era real. Podem me chamar de tonta e inocente. Talvez eu realmente fosse, o caso é que eu já tinha ouvido várias histórias de terror de pessoas que juravam de pé junto que era verdade e até eu mesma já tinha vivido umas situações que me faziam crer que aquilo podia muito bem ser real. Na época gostei do filme, mas depois de vê-lo não achei mais que fosse de verdade (por alguns motivos que prefiro comentar em um post sobre esse filme que pretendo escrever).
O caso é que agora o mundo é outro. Sabemos que aquilo não é verdade, que são só atores e efeitos especiais. Então, qual é a graça?
No final dos anos 1970 um diretor italiano, Ruggero Deodato, filmou um filme chamado “Canibal Holocausto”. Ele começava como um filme comum mas ha uma certa altura, um dos personagens enconstra uma câmera com os registros feitos pelos jovens desaparecidos e então essa suposta fita é mostrada pra nós, espectadores. Nossa. As imagens são absolutamente verossímeis e a gente realmente acredita que são reais – por mais absurdo que isso possa parecer. Pra se ter uma ideia, o diretor precisou provar que aquelas pessoas estavam vivas para não ir parar na cadeia. Bom, esse filme é um “clássico” e merece um post só pra ele. O que interessa é que Atividade Paranormal se propõe a ser um filme com cara de documentário, mas não convence.
A história é simples: um casal de namorados que mora juntos é atormentado por um espírito – que depois, descobrem que é um demônio. Os namorados Katie e Micah (Oh, eles (os atores) realmente se chamam Kate e Micah!) filmam sua rotina a fim de captar alguma atividade paranormal. E são esses registros que nós vemos.
Acontece que é muito bizarro. Primeiro porque eles não parecem muito assustados quando começam a gravar. Ok, Micah é um jovem curioso que está adorando o brinquedo novo e quer filmar tudo o que está a sua frente! De verdade, se eu estivesse a fim de filmar atividades paranormais faria isso, e não ficar filmando coisas sem sentido! (Claro, essas coisas aparecem pra gente entender o enredo do filme!), mas são demais. Por exemplo: tudo bem eles chamarem um médium pra conversar com eles... mas, pra que filmar essa conversa? Outra coisa... depois das noites, durante o dia eles estavam calmos... como se nada tivesse acontecendo. (Ok, os atores são ruins pra caramba)... Além disso, meu deus, por que raios eles não acendiam a luz a noite quando se levantavam? Qualquer pessoa com medo faria isso! O Micah não... ele levanta e até pega a câmera, mas não acende a luz!
Não me convenceu nem um pouquinho. O pior foi que eles mostraram tantas, mas tantas cenas chatas e monótonas, com atores ruins de dar dó, que o filme ficou longo e cansativo. O filme poderia ser um “curta”. Seria muito melhor e mais assustador! (Se eles tivessem mostrados só as pouquíssimas cenas assustadoras – se é que elas dão medi!). Pra se ter uma idéia, todas as cenas assustadoras estão no trailer. Como assim? Ficamos o tempo todo esperando os sustos que praticamente não vem (eu não me assustei nenhuma vez).
A ideia é boa, mas foi muito mal executada. Eu teria feito diferente!
Podiam ter apelado mais pro psicológico, ter usado mais câmera na mão nas cenas noturnas e podiam ter explorado mais o rosto dos atores (ah é... eles eram ruins e não dariam conta! Bom... contratassem atores melhores!).
Pra mim foram quase duas horas perdidas da minha vida! Duas horas que não voltarão nunca mais. Não me assustei, não fiquei com medinho, não vi nada demais. Na minha infância, no interior, vivenciei coisas muito mais horripilantes (nem me darei ao trabalho de contar aqui porque dirão que é tudo lorota, mas não são!)... Coisas que se estivessem lá no filme teriam feito a platéia realmente ficar de cabelo em pé!
Claro que algumas pessoas se assustaram e se assustarão com Atividade Paranormal. Mas pra quem, como eu, gosta de filmes de terror... Já viu vários e, por isso, se tornou mais exigente, Atividade Paranormal é um lixo.
Sim, achei um lixo. Uma semana antes de ver esse filme vi outro filme de terror que também achei uma bomba (comentarei num outro post), mas ainda assim achei melhor que esse. (Afe!)
Ah... existem dois finais (outra bobeira! Caraca... o diretor tem que assumir sua escolha!!!). As duas acho fracas. A da internet – que alguns dizem ser a original, a do diretor, é mais fraca em termos de susto e medo, mas é mais convincente no critério veracidade (levando em conta que a fita se propõe ser real), a versão dos cinemas (que dizem ter sido sugerida pelo Spielberg (ai meu querido, onde foi se meter!) dá um certo sustinho (mas eles também divulgaram nos trailer o que é uma idiotice, porque você, de certa forma (se viu o trailer, claro), está esperando por aquilo.
Ainda não viu e está curioso pra ver? Veja. Mas depois não diga que não foi avisado que é uma bomba. Se você for um iniciante no mundo dos filmes de terror, provavelmente achará assustador. Pra você, veja no cinema (ou então em casa em uma TV boa e grande, com um som bom).

3 comentários:

Saboya disse...

Eu tinha ficado super empolgado pra ver o filme, porque minha irmã que tinha visto falou que dava muuuuito medo. Então lá fui eu assistir o filme, só que o problema é que, nesse meio tempo, me falaram que o filme inteiro estava no trailler. Então já meio que tinha dado aquela broxada. Mas chegando no cinema, eu me surpreendi com o quanto eu NÃO me assustava. Tinha vezes que eu ficava tenso, mas isso era o máximo. Outras vezes tomava um sustinho, mas era por causa do pulo do meu amigo do meu lado (que na verdade assistia o filme pela 3ª vez). Então, não... Não dá muuuito medo, até porque o filme está de fato no trailler. E SIM! porque raios o Micah não acende a luz de madrugada? tsc, tsc. Enfim... valeu pela experiência! Acho que se tivesse ido mais "cru" aproveitaria mais.

Achei aqui o link da versão 'original', onde há mais veracidade.
http://www.youtube.com/watch?v=v7dMnIGQqQU&feature=player_embedded

Samia disse...

Na minha opnião só não deixou de dar medo, mas como também deu vontade de rir. Principalmente em duas cenas específicas onde o tabuleiro wicca queima e quando aparece a "pegada" do demônio no sal que para mim se assemelha a pegada de uma galinha ou um galo gigante hahaha.
(desculpe-me se escrevi wicca errado e pelos erros ortográficos)

Samia disse...

Para mim não só faltou dar medo, mas também teve cenas que me fizeram rir. Duas cenas em especial: quando o tabuleiro wicca começa a queimar e quando mostra a "pegada" do demônio no sal que para mim se assemelha a uma pegada de galo ou de uma galinha, hahaha.
(desculpe-me se houver erros de ortografia)